Em todo o mundo, a sustentabilidade vem se tornando um foco maior para todos os tipos de negócios. Como resultado, diversas organizações estão procurando maneiras de reduzir seu impacto no meio ambiente. Uma das principais consequências dessa tendência é a transição de veículos com motor de combustão para veículos elétricos (VE).
Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), 2022 teve um aumento de 78% na venda de veículos elétricos leves, se comparado com o ano anterior.
O crescente número de veículos elétricos nas ruas traz consigo a necessidade de infraestrutura de recarga para atender os motoristas, o que acaba criando oportunidades para aqueles que desejam entrar no mercado e contribuir com o futuro da mobilidade elétrica e do meio ambiente.
Como sabemos que o desejo de montar um eletroposto é um modelo em ascensão, separamos aqui as principais perguntas para que você consiga se aprofundar neste assunto e tirar suas dúvidas. Confira abaixo os tópicos:
- O que é um eletroposto?
- Como funciona o eletroposto?
- Por que investir em pontos de recarga para veículos elétricos
- Existe legislação no Brasil sobre eletropostos?
- Fatores a considerar antes de montar um eletroposto
- Como montar um eletroposto?
- Como gerar receita com carregamento de carros elétricos?
- Conclusão
O que é um eletroposto?
Via de regra, Eletroposto é o termo utilizado para denominar um conjunto de carregadores para veículos totalmente elétricos e elétricos híbridos plug-in em um determinado local. Os carregadores podem ser semi-rápidos, rápidos e até ultra rápidos, com potências que podem variar de 22 kW a 350 kW.
Geralmente são considerados os mais eficientes e rápidos para o abastecimento do seu veículo elétrico (VE), capazes de carregar a bateria do veículo em poucos minutos.
Mesmo que pareça uma ideia distante, pela eficiência e simplicidade dos terminais, está cada vez mais comum ver um VE (veículo elétrico) sendo carregado, como carros e até ônibus. O uso de carregador acaba sendo bastante simples, dispensando a necessidade de ajuda. Basta que o motorista desbloqueie o equipamento, caso necessário, e faça a conexão do cabo no veículo. E pronto, é só aguardar!
Leia sobre os benefícios de ter um sistema de gestão para eletroposto.
Como funciona o eletroposto?
Conhecido também como estação de carga, esse termo faz referência a lugares equipados com um ou mais pontos de carga e possui necessariamente um sistema para gerenciamento de carga.
Nele, é possível fazer a recarga de carros elétricos híbridos plug-in e 100% elétricos e geralmente são encontrados à beira de estradas. Utilizam carregadores eficientes e com potência alta, que tem a capacidade de fazer o carregamento de uma bateria de VE em apenas alguns minutos. Ao final da sessão de recarga, algumas estações podem cobrar pelo consumo da energia.
Os eletropostos geralmente são alimentados de maneira semelhante à sua casa, ou seja, os carregadores estão conectados à rede elétrica, e a partir da rede elétrica a estação disponibiliza a energia necessária para alimentar a bateria do veículo elétrico.
As estações também podem ser alimentadas em complementaridade com outras fontes de energia, como a energia solar, eólica, biomassa ou outras fontes.
Crie um negócio de recarga elétrica e fidelize clientes
Por que investir em pontos de recarga para veículos elétricos
Com o crescimento deste segmento, os usuários de carros elétricos se programam para estacionar próximo a locais em que é possível fazer a recarga de seus VEs.
Empresas têm uma oportunidade única de atrair esse mercado crescente, trazer receita adicional e obter uma vantagem competitiva frente a concorrentes ou empresas similares da área de atuação. Os locais que se estabelecem como destinos de carregamento agora poderão aproveitar rapidamente o número de elétricos na estrada.
Existem algums motivos para investir em estações de carregamento tais como aumento no foco de sustentabilidade, diferencial competitivo, setor em constante crescimento, surgimento de modelos de negócios complementares, entre outros. Além desses, existem dois importantes pontos que favorecem este investimento:
Motoristas estão procurando lugares para carregar
Como falamos, o número de carros elétricos está crescendo e para atender às necessidades desse segmento serão necessários mais locais de carregamento, que é onde você pode entrar.
Embora motoristas possam carregar em casa, nem todos têm acesso conveniente ao carregamento doméstico, como é o caso de pessoas que moram em apartamento ou de aluguel e não podem ter seu próprio sistema de carregamento em sua vaga, então terão que procurar lugares que seja conveniente carregar enquanto fazem compras, comem ou passam o dia.
Um recente estudo mostrou que motoristas de elétricos preferem carregar em locais de fácil acesso, seguros e com opções de comida, bebida e banheiros.
Além disso podemos apontar as pessoas que desejam viajar longas distâncias e, logo, precisarão recarregar seu veículo.
Portanto, em breve todas as empresas de estacionamento e frotas de abastecimento precisarão atender esta necessidade, instalando estações de recarga para seus clientes.
Crescente necessidade de carregamento de veículos elétricos
À medida que mais motoristas trocam o carro a combustão para o elétrico, oferecer um local para carregar não será mais apenas uma comodidade. Assim como a disponibilidade de rede Wi-Fi, locais sem opção de carregamento de VEs logo poderão perder clientes para aqueles que oferecem.
Atualmente, proprietários de elétricos já estão frequentando lugares com base na disponibilidade de um carregador. Em breve, todas as empresas com estacionamento precisarão instalar estações de recarga para continuarem competitivas e atender às necessidades de seus clientes.
Então, talvez esta seja a hora certa para você consolidar seu negócio como um destino preferencial para carregamento de carros elétricos.
Existe legislação no Brasil sobre eletropostos?
Sim! As instalações elétricas de comércios e residências geralmente não têm a capacidade de receber novas formas de carga ou não estão dentro dos parâmetros legais. Por causa disso, para que haja uma maior segurança, tanto para as instalações, quanto para seus usuários, existem normas específicas para esse sistema que é exigido o cumprimento, entre elas podemos citar:
ABNT NBR IEC 62196-1:2021:
Esta norma define sobre as tomadas e plugues, tanto fixos, quanto portáteis, responsáveis por conduzir a energia para os veículos elétricos.
ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, NBR 14039 – Instalações Elétricas de Alta Tensão e NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Estas normas definem os requisitos mínimos que são exigências para a garantia da segurança dos colaboradores que atuam nas instalações elétricas, independente da etapa, seja na execução, planejamento, restauração, ou outros.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) também fez a publicação das leis a seguir que tem relação com os equipamentos responsáveis pela recarga dos VE (veículos elétricos):
ABNT NBR IEC 61851-1 e 21 & 22:2013:
Esta norma destaca sobre o sistema de recarga que transmite energia para veículos elétricos – Parte um: Requisitos gerais.
ABNT NBR IEC 61851-23:2020:
Já esta norma, destaca sobre o sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte vinte e três: Ponto de recarga em corrente constante para VE.
ABNT NBR IEC 61851-24:2021:
Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte vinte e quatro: Comunicação digital entre a estação de recarga em corrente contínua, para veículos elétricos e o veículo elétrico para o controle da recarga em corrente contínua.
ABNT NBR IEC 61000-4-3:2014:
Compatibilidade eletromagnética (EMC).
ABNT NBR ISO 11452-2:2006: Veículos rodoviários automotores
Sistemas de preparação de componentes para distúrbios elétricos ocasionado por energia eletromagnética que a banda estreita emite – Parte dois: Compartimento blindado com absorvedores.
Fatores a considerar antes de montar um eletroposto
Começar um novo negócio pode ser bastante estressante. Ainda que você não tenha a mínima ideia de como começar, com um pouco de planejamento e direcionamento, você pode direcionar as energias naquilo que realmente importa.
Mas o que é necessário considerar antes de fazer a instalação? A seguir vamos trazer alguns pontos importantes para você pensar a respeito.
Localização
Ao escolher um local para seu eletroposto, siga todas as normas de instalação e segurança.
O ambiente precisa ser amplo, uma vez que o cabeamento para alimentar os equipamentos podem ter entre 4 e 5 metros de comprimento e alguns carregadores podem chegar a quase 2 metros de altura.
É recomendado que o local tenha uma ótima conexão GPRS para gestão dos carregadores, que seja de fácil acesso e com vagas para diversos veículos.
Se precisar de ajuda para encontrar o local certo para a instalação, entre em contato com um eletricista profissional (idealmente, um instalador experiente de ponto de recarga) para ajudá-lo a aconselhá-lo sobre o posicionamento adequado dos equipamentos.
Capacidade elétrica
Dependendo da potência do carregador, instalar um único ponto dispensa a necessidade de alterações no sistema elétrico.
Por outro lado, se houver mais de uma estação para ser instalada, carregadores de alta potência ou estações em corrente contínua, será necessário verificar a capacidade rede elétrica local e entrar em contato com a concessionária de energia para fazer as devidas adequações.
Um eletricista profissional capacitado poderá fazer esta inspeção e o planejamento.
Necessidade de expansão
Com o aumento da popularidade dos VEs, é importante levar em consideração a necessidade de futuras expansões, tanto de equipamentos, quanto da capacidade elétrica.
Uma infraestrutura bem planejada e preparada facilita o trabalho de cabeamento das próximas estações de carregamento. Além disso, o recurso de gerenciamento dinâmico de carga possibilita carregar diversos veículos ao mesmo tempo sem sobrecarregar a rede elétrica do local, evitando custos adicionais com adequação da infraestrutura.
Eletricista profissional
Como todo o processo pode se tornar complexo, a instalação precisa ser realizada por um profissional capacitado e experiente para assegurar que seja feita da maneira adequada.
Conheça nossos parceiros comerciais
Como montar um eletroposto?
Para fazer um investimento que lhe renderá bons frutos, primeiramente é necessário saber todos os processos de funcionamento, afinal, para apostar em algo, precisamos primeiro entendê-lo.
Quanto custa para montar um eletroposto?
Montar um eletroposto acaba sendo mais caro que instalar um carregador residencial e apresenta uma variação de custo que depende de diversos fatores como tipo de carregador, recursos disponíveis, tipo de instalação e requisitos específicos do local.
Assim que você decidir qual modelo de negócio irá adotar, precisa colocar na ponta do lápis de quanto investimento precisará e em quanto tempo, em média, terá retorno.
É importante ressaltar que isso depende da localização, aluguéis, quantidade de carregadores, forma de alimentação, comodidades oferecidas, entre outros.
Lembrando que a distância do carregador até o quadro geral acaba sendo o fator mais crítico na determinação do custo de instalação e geralmente varia de 15 a 30 metros, por conta do preço de cabeamento elétrico.
Distâncias com mais de 40 metros são geralmente muito caros para justificar a instalação da estação e, talvez, a mudança de local possa ser considerada.
Quanto custa investir em estações de recarga?
Para esse cálculo, primeiro é necessário decidir por qual modelo de eletroposto vai escolher, por exemplo, para hotéis, onde os clientes costumam dormir, a recarga poderá ser mais lenta, porém para locais com alto fluxo, como estradas, o mais indicado é uma recarga mais rápida, veja as sugestões a seguir:
Carregamento lento
O fornecimento vai até 3,6 kW, sendo ideais para residência em carregamentos noturnos ou enquanto está no escritório em um dia inteiro de trabalho. O valor médio é entre 2 e 3 mil reais.
Carregamento Semirrápido
A maioria dos carregadores semi-rápidos são classificados em 7 kW, mas os de 22 kW também estão disponíveis. Com eles, é possível finalizar a recarga entre 2 e 6 horas. É aconselhável usar em locais onde os clientes costumam ficar mais tempo, como parques, shoppings, estacionamentos, por exemplo. Seu custo tem uma média de variação entre 7 e 15 mil reais.
Carregamento Rápido
Esse modelo tem 50 kW de potência, capaz de carregar a bateria de um veículo em menos de 1 hora. Normalmente é encontrado em locais perto de estradas, como conveniências e postos de combustíveis. Os valores variam entre 90 e 150 mil reais.
Carregamento Ultrarrápido
Geralmente tem uma potência de 150 kW e carrega em menos de vinte minutos. Seu valor está por volta de 350 mil reais.
Escolhendo os carregadores corretos
Nem todas as soluções de carregamento são criadas da mesma forma e é importante entender quais os principais recursos que deseja oferecer antes de fazer uma compra.
As estações que você escolher serão um reflexo da sua marca, por isso é uma boa ideia escolher algo confiável, acessível e inteligente.
Confiável: estações com estrutura capaz de suportar atividade em ambientes externos, tenha todas as proteções elétricas embutidas, seja compatível com OCPP (protocolo de comunicação), possua suporte técnico e garantia.
Acessível: carregador com design atrativo para fácil reconhecido de motoristas, apresente instruções claras e seja de fácil utilização.
Inteligente: consiga fazer o uso eficiente da energia disponível, consiga realizar monitoramento em tempo real, além de ajustes e configuração remota do equipamento utilizando rede Wi-Fi ou 4G.
Sistema de gestão integrado
Para garantir pleno funcionamento e maximização do desempenho das estações, um software para gestão dos pontos de recarga é fundamental.
Este software pode ser integrado em carregadores inteligentes compatíveis com protocolo de comunicação OCPP, oferecendo uma visão centralizada de todo o ecossistema de carregamento por meio de um portal web ou aplicativo de celular.
Com o software de gerenciamento, você consegue tanto verificar informações de status de operação em tempo real e energia consumida, quanto obter total controle sobre diversas configurações personalizáveis da estação como potência de cada estação, ajuste de tarifas e formas de pagamento, acesso à estação e usuários, além de criação de cupons e opções de descontos.
O sistema também permite que você ajuste regras e condições que informam às suas estações como distribuir a energia disponível. Dessa forma, não importa quantos carros estejam carregando na sua rede, eles podem iniciar a sessão de carregamento sem ultrapassar os limites da rede elétrica.
Como cada estabelecimento tem suas próprias necessidades, a pesquisa é muito importante.
Suporte e satisfação do cliente
Além do software, outro ponto importante no desenvolvimento do eletroposto é contar com técnicos certificados para assegurar que as estações sejam corretamente comissionadas e funcionem sem problemas.
Ao oferecer um serviço de carregamento para veículos elétricos, você poderá aumentar a fidelidade e estenderá o tempo de visitas dos clientes, então se prepare para ter uma equipe confiável de suporte pode garantir que sejam atendidos prontamente caso haja algum problema.
Atraindo mais clientes
Além dos carregadores, ofereça também áreas que incentivem a permanência dos seus clientes naquele ambiente, como por exemplo, restaurantes, lanchonetes, lojas, fast foods, enfim, lugares agradáveis e com algumas exclusividades, tanto em itens, quanto em preços.
Ter o carregador do seu negócio conectado a uma rede pública aumenta sua visibilidade bem como atrai novos clientes para seu local com mais facilidade. Além disso, pelo aplicativo, o motorista consegue ver se a estação está livre ou não, e pode reservar o espaço com antecedência para evitar viagens desnecessárias.
Como gerar receita com carregamento de carros elétricos?
Atrair novos clientes, ganhar fidelidade e aumentar o tempo (e o dinheiro) gasto no local são excelentes exemplos de como o carregamento de carros elétricos pode gerar lucratividade.
Mas a maneira mais óbvia pela qual você pode ter uma receita adicionar é através da cobrança obtida com as próprias estações. Dependendo do modelo de negócios que você escolher, você pode cobrar pelo uso da estação por diversas formas: tempo de uso, energia consumida ou até definir um valor fixo pelo equipamento.
É importante observar que os clientes esperam preços diferentes dependendo do tipo e potência de carregamento que suas estações oferecem. O carregamento em corrente alternda (CA) tende a ser mais barato, uma vez que pode levar de 4 a 6 horas para carregar a bateria do veículo.
Em carregadores de carga rápida, os preços normalmente são mais altos, pois o carregamento rápido é mais potente e permite que os motoristas passem menos tempo carregando (geralmente entre 15 minutos a 1 hora).
Conclusão
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é um eletroposto, quais fatores devem ser considerados antes de montar em um, normas envolvidas e processos que envolvem seu desenvolvimento. E não se esqueça, se ficou com qualquer dúvida, entre em contato conosco!