Estação de recarga para veículos elétricos: tudo o que você precisa saber

Quer saber tudo sobre a estação de recarga de veículos elétricos, o que é, como funciona, tipos e opções disponíveis? Confira!
Escrito por:
Redação Tupinamba

Redação Tupinamba

Compartilhe:

Pessoa indo recarregar o carro

Você tem dúvidas sobre a estação de recarga de veículos elétricos? Então você chegou ao lugar certo!

No post de hoje, trouxemos para você tudo o que é necessário saber sobre a estação de recarga de veículos elétricos.

Os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil, representando cada vez mais o mercado automotivo.

Os carros elétricos representam uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis de origem natural não renovável, como petróleo, gás e carvão.

Entre as vantagens dos veículos elétricos, podemos destacar a não emissão de gases poluentes, sendo menos danosos para o meio ambiente.

Mas para que os carros elétricos sejam cada vez mais populares e circulem nas ruas brasileiras é de suma importância que o país conte com uma infraestrutura de pontos de recarga para abastecimento desses veículos.

No texto de hoje, trouxemos para você uma abordagem ampla sobre as estações de recarga para carros elétricos no Brasil, os principais modelos e muito mais informações.

Você não vai querer ficar de fora desse tema, não é mesmo? Então, continue a leitura do artigo para saber mais!

Estações de Recarga para Veículos Elétricos: o que são e tipos

Afinal, o que pode ser considerado uma estação de recarga de veículos elétricos?

Bem, podemos dizer que qualquer lugar onde você possa abastecer a bateria de seus veículos elétricos pode ser considerada como uma estação de recarga.

Então, desde pontos de carga dentro das residências, estações privadas ou públicas, todos esses locais podem ser considerados como estações de recarga.

Além dos pontos fixos, os usuários de carros elétricos ainda podem desfrutar da praticidade dos carregadores portáteis, que permitem ao motorista de um carro elétrico ou híbrido plug-in abastecer em qualquer lugar quando houver necessidade. 

Vejamos abaixo os detalhes sobre cada tipo de estação de recarga de veículos elétricos:

Residencial (Casa)

O ponto de recarga residencial é bastante comum no exterior, porém ainda assim é esperado que esse tipo de carregamento cresça rapidamente à medida que aumenta a frota de carros elétricos no país.

Essa tendência é natural, tendo em vista que existe a predominância dos carregamentos domésticos em um contexto mundial.

Sem dúvidas, esse modelo de carregamento ganha mais espaço tendo em vista a facilidade para o carregamento do seu carro elétrico dentro de casa.

Afinal, você pode deixar o seu carro carregando por muitas horas enquanto ele está estacionado na garagem.

Pode-se pensar que para um carregamento residencial não seja necessário uma tecnologia envolvida, como a de medição de energia, por exemplo, porém cada vez mais os usuários querem saber as informações que estão envolvidas no seu dia a dia. 

Escolher um carregador com função smart para sua residência permite ter informações como: quantidade de energia consumida, valor estimado a ser pago para a concessionária de energia, tempo ótimo de recarga, além de possibilitar a programação da carga.

A programação de carga também pode ser utilizada no carregamento em horários em que a tarifa de energia está mais barata (no caso da opção por tarifa branca), trazendo ainda mais economia para o bolso.

Coletivo residencial (Condomínios)

Uma estação de recarga residencial coletiva deve ser mais robusta quando comparamos com um modelo de recarga encontrado nas residências.

Isso porque, como explicamos anteriormente, o modelo para abastecer somente a um ou dois carros não necessita de grande robustez e velocidade na recarga.

Por outro lado, um ponto para um condomínio residencial precisa atender a vários carros, uma vez que é uma estação compartilhada para mais de um morador.

Na realidade em que vivemos atualmente, com a crescente na venda de carros elétricos, não será difícil encontrar nos próximos projetos de condomínios residenciais carregadores de carros elétricos.

Inclusive já existe uma lei em vigor –  a Lei Municipal n° 17.336/2020, que dispõe da obrigatoriedade de solução de carregamento para edifícios (condomínios) residenciais e comerciais na cidade de São Paulo.

Assim como São Paulo, outras cidades já estão se movimentando para prever a infraestrutura de recarga para veículos elétricos, participando assim da expansão da mobilidade elétrica.

Com um carregador para carro elétrico na  garagem, os moradores de prédios residenciais têm a comodidade de abastecer o seu  automóvel dentro do condomínio.  

Coletivo Comercial 

A tendência é que exista o crescimento da frota de veículos elétricos na próxima década.

Nessa realidade, os estabelecimentos comerciais que já contam com pontos de recarga de veículos elétricos se tornam destaque em relação à sua concorrência.

E quando falamos de estabelecimentos comerciais, estamos dizendo:

  • supermercados,
  • shoppings,
  • rede de estacionamentos,
  • postos de combustível,
  • drogarias,
  • centros comerciais,
  • conveniências, e outros

Se você conta com um carro elétrico e deseja escolher um supermercado para realizar as suas compras, provavelmente opte pelo estabelecimento que oferece recarga para o seu automóvel, certo? 

Lembrando que não são somente os estabelecimentos comerciais que podem instalar um carregador em seu estacionamento. 

Na verdade, qualquer local de grande circulação de pessoas (como em rodoviárias, parques ou clubes) pode se beneficiar desse tipo de aplicação.

Esse sem dúvidas é um grande diferencial que chama a atenção. 

Atualmente, ainda existem poucos eletropostos no Brasil, então, aproveitando a situação, os comerciantes podem oferecer aos seus clientes pontos de carregamento para veículos elétricos ou híbridos plug-in.

Com relação a parte técnica, os carregadores do tipo Parking são os mais recomendados para grandes centros comerciais ou até mesmo em estabelecimentos pequenos e médios, isso porque esses modelos são mais tecnológicos e com carregamento mais rápido, podendo conter um ou mais conectores ao mesmo tempo, permitindo carregar dois veículos simultaneamente.

Além disso, o Parking oferece maior número de recursos que os carregadores residenciais, ainda mais se ele tiver protocolo OCPP, permitindo medição de consumo de energia e oferecendo meios de pagamento pelo uso.

O ponto ideal para instalar o carregador é no estacionamento do comércio ou em algum local de fácil acesso para automóveis, para facilitar a vida do seu cliente.

Corporativo (Empresas) & Estabelecimentos Comerciais

Se recarregar o carro em casa no final do dia já é algo bom, imagina poder manter o seu carro carregando enquanto trabalha?

Essa comodidade é possível com uma estação de recarga corporativa.

Você como funcionário de uma empresa e proprietário de um carro elétrico com certeza será beneficiado em ter disponível 8 horas de abastecimento de energia no estacionamento do trabalho.

Sem dúvidas, as companhias que oferecem o diferencial de manter estacionamentos para seus funcionários com a opção de recarga elétrica de carros podem se destacar dos seus concorrentes.

Para esses ambientes, é recomendado um modelo de carregador smart, possibilitando realizar o controle de acesso via app ou cartão RFID, gerenciar as recargas e ter um relatório de uso do equipamento.

Também vem se tornando cada vez mais comum encontrar estações de carregamento em estacionamentos de estabelecimentos comerciais, como shoppings, supermercados, hospitais etc.

No caso desses ambientes, onde a rotatividade é alta, recomenda-se o uso de carregadores mais potentes.

Posto de Abastecimento (Eletroposto)

Com o aumento nas vendas de carros elétricos, haverá a necessidade de manter um abastecimento mais fácil durante a trajetória do motorista.

Mesmo que a tendência seja do abastecimento doméstico, sempre existirá a necessidade de postos de abastecimento nas vias públicas das cidades e em estradas e rodovias.

Então, mesmo que os proprietários dos carros elétricos tenham os seus próprios carregadores, os postos de combustíveis continuarão sendo necessários na realidade das estradas brasileiras.

A diferença é que será cada vez mais comum a presença de eletropostos em vez de postos de gasolina comuns.

Nesses estabelecimentos, os clientes podem usufruir de carregadores para veículos elétricos mais potentes que os citados anterioemente, diminuindo assim o tempo de carregamento.

“Estação” portátil 

O grande quebra galho dos usuários de carros elétricos são os carregadores portáteis.

Os carros elétricos oferecem a possibilidade de transportar de forma prática e segura um carregador para abastecer o veículo sempre que necessário.

Já pensou no risco de acidentes que pode haver se os movidos a combustão circulassem por aí com recipientes cheios de gasolina guardado no interior do carro?

Essa é realmente uma realidade totalmente fora de cogitação.

Por outro lado, os veículos elétricos podem carregar o seu combustível sempre que precisa, pois são somente carregadores portáteis leves e de fácil transporte. 

Normalmente, os carros elétricos vêm de fábrica com um carregador de emergência que permite carregar o carro em tomadas comuns de 10 ampéres. 

Mas se você desejar aumentar a velocidade da carga, então é recomendado contar com um carregador com maior potência, no caso, um carregador portátil.

Para esse tipo de carregador, o carregamento funciona da mesma forma como ocorre com um celular, por exemplo.

Você só precisa carregar o seu pequeno carregador para evitar descargas em locais que não contam com estações de recarga.

Lembrando que um carregador portátil é menos robusto e tem menor potência que os modelos destinados a outras finalidades.

Tipos de carregadores 

Antes de entrarmos nos tipos específicos de carregadores elétricos, vale lembrar que, atualmente, é possível encontrarmos os seguintes tipos disponíveis no mercado: lentos (considerado devagar); semi rápidos (fast); rápidos (rapid) e ultra-rápidos (ultra rapid).

A potência dos carregadores está atrelada ao conector que é utilizado, e à fonte de energia que será utilizada, apesar de ambas possuírem tipos rápidos de carregamento. 

Existem duas fontes de energia: Corrente Alternativa (AC, de alternative current, no inglês), que são a maioria dos carregadores residenciais e comerciais encontrados por ai, e Corrente Contínua (DC, de corrente direta, no inglês), que são carregadores atrelados diretamente a uma estação de carregamento (eletroposto), encontrados principalmente nas estradas e rodovias.

Ficou curioso? Bora olhar cada um dos tipos de carregadores e suas variações! det

Carregador de Corrente Contínua (CC) – DC Charger

O Carregador de Corrente Contínua, ou DC Charger, é aquele presente nos eletropostos, e alimenta a bateria do carro diretamente, sem passar pelo inversor de bordo do veículo.

A depender do tipo de carregador padrão, é possível atingir uma carga de 80% do veículo em apenas 15 minutos, apesar de, atualmente, o tempo médio de recarga dessas estações ser de 1 hora. 

Vamos olhar os tipos de carregadores padrões disponíveis no mercado:

Carregadores Rápidos (Rapid DC Chargers) 

Os carregadores de carregamento rápido têm uma potência de 50kW (125A), e utilizam dois tipos de conectores: CHAdeMO ou CSS. Eles são os tipos de carregadores mais comuns encontrados em eletropostos, tornando-se o padrão do mercado na última década.

Em média, eles costumam gerar uma carga de 80% nos veículos elétricos em 20 minutos.

Carregadores Ultra Rápidos (Ultra Rapid DC Chargers) 

Já os carregadores considerados ultra-rápidos, também diretos, têm um potencial de carregamento de 100kW ou mais, podendo chegar a 350kW! 

Entre os especialistas, eles já são considerados os queridinhos do mercado, dado que permitem um tempo de carregamento baixo, mesmo para carros que possuem uma bateria recarregável maior que o comum.

O tempo de recarga completo para esse tipo de carregador não costuma passar de 20-30 minutos.

Os conectores que possibilitam esse tipo de carregamento são: CCS ou CHAdeMO. 

Supercarregadores da Tesla (Tesla Superchargers)

Os carregadores super rápidos da Tesla também permitem um carregamento ágil para os clientes da marca. Eles têm um potencial de atingir recargas a 150kW.

Esses “supercarregadores” utilizam os conectores Tesla Type 2 ou Tesla CSS. 

No entanto, vale frisar que os clientes da Tesla que quiserem carregar em outros eletropostos já o conseguem fazer, utilizando adaptadores.

Carregador de Corrente Alternada – CA (AC Charger)

Atualmente o carregador de corrente alternada é o tipo mais comum de ser encontrado. A velocidade de carregamento pode chegar até 22kW, dependendo do veículo e da infraestrutura disponível no local.

Para esse carregamento, a corrente alternada que vem da rede elétrica para o carregador é transformada em corrente contínua pelo inversor de bordo dentro do veículo e assim alimenta a bateria.

A principal vantagem dos carregadores de corrente alternada é o preço mais acessível. Eles são cerca de 10 vezes mais barato que os carregadores DC. Além disso, são mais fáceis de serem encontrados e mais difundidos devido ao seu preço e instalação mais simples. 

Carregador WallBox

Integram o grupo do AC charger os carregadores de parede (ou Wallbox), que também são considerados residenciais ou comerciais, e têm uma potência um pouco menor de carregamento: 7,4 kW a 22 kW.

No entanto, os wallboxes acabaram se tornando os queridinhos dos proprietários dos veículos elétricos, dado que são de fácil instalação. Além disso, é possível encontrar modelo inteligente (smart), que permite com que você acompanhe as principais métricas de carregamento, o uso de energia, e o uso de seu carro.

Qual é a potência dos carregadores? 

Uma das principais dúvidas dos compradores de carros elétricos é com relação à potência dos carregadores.

De uma maneira geral, todo carregador tem uma potência máxima que será transferida da rede elétrica até o veículo. 

Dessa forma, carregadores em corrente alternada geralmente podem carregar em uma potência de 3,7 kW até 22 kW, porém também pode-se encontrar carregadores em corrente alternada de 45kW – são mais raros, mas existem

Por outro lado, carregadores em corrente contínua suportam uma potência de até 350 kW.

Lembrando que mesmo que o carregador seja potente para realizar a carga em poucos tempo, o veículo possui um limite de potência de carga. Para verificar esse limite, consulte o manual do veículo ou fale com o fabricante da marca.

Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico e quanto tempo leva para carregar?

Essa pergunta não é fácil de ser respondida, tendo em vista que o tempo de duração da bateria do carro elétrico depende de diversos fatores.

Ou seja, o tipo, tamanho e a capacidade da bateria do veículo elétrico são determinantes para a duração do tempo da bateria.

Uma forma de estimar o tempo sem levar todos os fatores em consideração é utilizando apenas a potência do carregador e o tamanho da bateria. 

Considerando as baterias dos carros elétricos atuais, é possível afirmar que podemos fazer até 180 quilômetros de alcance em cerca de 35 minutos com um carregador rápido de 50 kW. 

Para saber quanto tempo leva para carregar a bateria de um carro elétrico podemos realizar o cálculo dividindo a capacidade da bateria pela potência de carregamento na seguinte fórmula:

Tempo de carregamento (horas) = capacidade da bateria (kWh) / potência do carregamento (kW).

Então, por exemplo, se um carro elétrico conta com uma bateria de 40 kWh, como é o caso do Nissan Leaf (2021/2022), com uma potência de carregamento de 3,7 kW, então serão necessárias cerca de 10 horas para ter a bateria totalmente carregada. 

Se esse mesmo carro elétrico for alimentado com um carregador de 7,4 kW, levaria aproximadamente 6 horas para ter a bateria cheia. 

A uma altura do campeonato dessa você provavelmente deve estar pensando: Será que sempre que carregar precisarei esperar tanto tempo assim?

A resposta é não! Normalmente, a maioria dos motoristas não espera a bateria esvaziar completamente para recarregar seu veículo elétrico. 

Então, o comum é completar em poucas horas a recarga da bateria do seu carro.

Quanto custa recarregar um carro no Brasil?

Os veículos elétricos e híbridos plug-in estão imunes a alta nos preços da gasolina, álcool e diesel, tendo em vista que a sua fonte de alimentação são as recargas elétricas.

Essas recargas são muito mais econômicas, especialmente no cenário atual em que vivemos, com absurdos nos preços do combustível.

Levamos em conta um estudo do portal Finance One.

Para saber o custo do abastecimento de um carro elétrico no Brasil, você deve realizar o seguinte cálculo:

Total = Tarifa por Quilowatt-hora (kWh) x tempo de recarga do veículo

Para ilustrar melhor o cenário, vamos considerar que um veículo elétrico é abastecido em uma tarifa de R $1,04/kWh, o preço médio em julho de 2022 na cidade de São Paulo.

Se considerarmos um modelo que tenha um consumo de 7,5 km/kWh, o motorista precisa abastecer R$6,93 para rodar 50 km em um dia, R$208 em um mês e R$2.496,00 em um ano.

Como encontrar uma estação de recarga de veículos elétricos perto de você?

Você pode encontrar estações de recarga de veículos elétricos através de aplicativos próprios para esse fim.

A Tupinambá possui um app próprio com mais de 1400 pontos de carregamento no Brasil inteiro que mostra informações de pontos de recargas para carros elétricos.

Nele, você pode encontrar o endereço, reservar o espaço para uso, verificar se é pago ou de graça, o status de funcionamento e planejar sua rota até o local.

O app da Tupinambá está disponível para celulares Android, iOS e você pode baixar pelos links abaixo:.

Baixar app Tupinambá versão Android

Baixar app Tupinambá versão iOS

Além do aplicativo, você pode encontrar estações de recarga no Google Maps.

Para consultar essa informação, digite na barra de pesquisa “Estações de carregamento EV”. 

Depois, o sistema mostrará para você as localizações dos postos e o tipo do carregador disponível.

É possível agendar horário para realizar a recarga em uma estação de recarga de veículos elétricos? 

Sim! No Brasil já é possível reservar um eletroposto para agendar o melhor horário para carregar o seu veículo elétrico. 

Lembrando que esse recurso não está disponível para todos os pontos de carregamento.

É necessário verificar se o posto que você deseja faz parte da rede de postos cadastrados. 

Nesses casos, pelo app Tupinambá é possível verificar quais os pontos estão disponíveis para agendamento de carga.

É seguro recarregar o carro na tomada de casa? 

Infelizmente, um dos problemas mais comuns no Brasil no assunto carregamento de veículos elétricos é a infraestrutura de distribuição da energia.

Em especial, quando falamos em imóveis que contam com instalações mais antigas.

Se você tiver dúvidas se a sua residência está preparada para receber o seu carro elétrico e se a sua instalação é segura, o recomendado é buscar a análise de um eletricista.

Tendo o aval de um profissional, você pode carregar o seu carro em casa com segurança.

Considerando a tensão normal das residências, de 110 volts aterrados, você poderá levar mais tempo para abastecer a bateria do seu veículo elétrico.

Por isso, o recomendado é carregar os veículos em tomadas para carros elétricos de 220V e, de preferência, aterradas, para evitar incêndios ou curto-circuitos.

Para recargas em casa e na tomada, geralmente é utilizado o carregador que vem junto ao veículo elétrico ou então um carregador portátil de maior potência que possua o plugue compatível com a tomada disponível.

Conclusão 

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), a nível mundial, a maior parte dos carregamentos de veículos elétricos e híbridos é realizada dentro de casas e em ambientes de trabalho.

Entretanto, com a crescente demanda pelo abastecimento, estações públicas e compartilhadas  de recarga de veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares.

Essa implementação na infraestrutura é importante para que o país esteja preparado  para o futuro da mobilidade elétrica.

Nesse movimento de ampliação do mercado dos veículos elétricos a Tupinambá Energia está presente! 

Oferecemos soluções inteligentes para veículos elétricos, do aplicativo ao carro carregado.

Fale com um especialista agora mesmo clicando aqui!

E aí, esse artigo foi útil para você? Tem muito mais conteúdo esperando por você aqui no nosso blog!

Explore e fique por dentro sobre o mundo fantástico dos carros elétricos!

Leia também

Newsletter

Receba conteúdos especiais antes de todo mundo.

Deixe seu email ao lado e inscreva-se!