Em um mundo em constante busca por alternativas mais sustentáveis e econômicas para a mobilidade, a adoção de veículos elétricos tem ganhado destaque. No entanto, um dos desafios cruciais é a infraestrutura de recarga que sustenta essa revolução. É aqui que entram os eletropostos.
Você sabe o que é um eletroposto? Via de regra, Eletroposto é o termo utilizado para denominar um conjunto de carregadores de veículos elétricos em um local. Embora existam carregadores lentos, semi-rápidos, rápidos e ultra rápidos, em um eletroposto, comumente são encontrados apenas os semi-rápidos, rápidos e até ultra rápidos. Geralmente são considerados como um dos mais eficientes e rápidos para o abastecimento do seu veículo elétrico (VE).
Neste artigo, além de aprofundar sobre o funcionamento de um eletroposto, também apresentaremos os tipos de conectores mais comuns encontrados nos eletropostos, como o Tipo 2, CCS2 e CHAdeMO, e quais fabricantes de carros elétricos os utilizam.
Além disso, esclareceremos as fontes de energia que podem alimentar os eletropostos, como a energia solar e eólica, e como isso contribui para um futuro mais limpo.
Para compreendermos melhor a vantagem de ter um carro elétrico e utilizar eletroposto para carregamento, apresentaremos exemplo de custos aproximados para realizar recarga, em complemento a isso, falaremos sobre como é possível encontrar redes de recarga em diferentes localidades do Brasil a partir do app da Tupinambá.
Por fim, explicaremos como montar um eletroposto, desde o processo de escolha dos equipamentos disponíveis à vantagem de ter um sistema de gestão.
Continue a leitura!
- O que é um eletroposto?
- Como funciona um eletroposto?
- Principais conectores (plugues) encontrados
- De onde vem a energia de um eletroposto
- Qual a diferença entre estação de recarga e eletroposto
- Quanto tempo leva uma recarga
- Quanto custa carregar em um eletroposto
- Como encontrar eletropostos perto de mim
- Como montar um eletroposto
- Conclusão
O que é um eletroposto?

Como mencionado anteriormente, um eletroposto se refere a um conjunto de estações de carregamento para veículos elétricos e híbridos plug-in, instalado em um local específico para uso compartilhado. É uma infraestrutura crucial para a mobilidade elétrica que possibilita aos motoristas de veículos elétricos recarregar a bateria dos veículos de forma conveniente e eficiente.
Nos eletropostos pode-se encontrar tanto carregadores de corrente contínua (CC) com potência a partir de 50kW, quanto corrente alternada (CA) com potência de 22kW. Dependendo da estação, é possível encontrar ambos carregadores em um único equipamento.
Geralmente esses pontos são encontrados em locais públicos como em estacionamentos, postos de gasolina e áreas urbanas com o propósito de facilitar o abastecimento desses veículos.
Como funciona um eletroposto?
O funcionamento de um eletroposto é muito semelhante ao de um posto de gasolina, com o diferencial de que em vez de oferecer combustíveis fósseis, oferece energia para recarregar veículos elétricos.
Continuando a analogia com o posto de gasolina, em vez de funcionar com bombas de combustível, o eletroposto disponibiliza carregadores com diferentes potências, conectores e modelos, o que pode influenciar no tempo de carregamento da bateria.
Para iniciar o carregamento do veículo, você só precisa conectar o cabo ao veículo, e, se for necessário, desbloquear o equipamento. Em seguida, é só aguardar o início da recarga. Esse processo pode levar alguns segundos, uma vez que o veículo estabelece uma comunicação com o carregador para verificar todos os parâmetros de segurança antes de iniciar a carga.
Em alguns casos, é necessário o uso de adaptador para garantir a compatibilidade de conectores entre o equipamento e o veículo.
Principais conectores (plugues) encontrados
Existem diversos tipos de conectores projetados para atender às necessidades de diferentes modelos de veículos elétricos. A seguir, discutiremos os conectores mais comuns que são regularmente encontrados nas estações de carregamento elétrico::
Tipo 2 (IEC 62196)
O padrão Tipo 2 é o conector usado pela maioria dos fabricantes de automóveis na Europa e em expansão no Brasil. O design original do Tipo 2 foi feito pelo fabricante Mennekes, uma empresa alemã e por isso, em outros países ele pode ser chamado de Mennekes.
Nesse padrão, o layout é achatado, contando com até sete contatos de pino, quatro condutores de corrente elétrica, um condutor de proteção e dois pinos de comunicação, fornecendo uma potência que, em eletropostos, pode variar de 7 kW a 43 kW.
Grandes marcas como Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Mini Cooper, Volkswagen e Volvo são compatíveis com esse conector.
CCS2
O CCS, que significa “Combined Charging System”, é um padrão de carregamento rápido que recebe esse nome porque combina as opções de carregamento de corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC) em um único conector.
Em essência, o CCS2 é uma extensão do conector Tipo 2, com a adição de dois contatos de alimentação de corrente contínua (CC), que possibilita o carregamento de alta potência de até 350 kW.
Dentre os fabricantes que adotam este padrão temos: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo. A Tesla, apesar de ter um conector próprio, oferece adaptadores para permitir o carregamento em CCS2.
CHAdeMO
Desenvolvido no Japão, o CHAdeMO, abreviação de “Charge de Move,” é um sistema de carregamento rápido em corrente contínua (CC) que suporta capacidades de carregamento muito altas. A marca mais conhecida que utiliza esse tipo de conector para recargas em estações rápidas e ultra rápidas é a Nissan.
O CHAdeMO é o único conector com um protocolo de carregamento que permite a tecnologia V2X (Vehicle-to-Everything). Isso significa que o veículo pode se comunicar com outros veículos (V2V), infraestrutura (V2I), rede elétrica (V2G), dispositivos (V2D), rede de comunicação (V2N) e pedestres (V2P) por meio de WLAN.
Além dos mencionados anteriormente, é também possível encontrar veículos equipados com outros tipos de conectores, como o Tipo 1 (SAE J1772) e o GB/T. No entanto, é notável que a maioria dos eletropostos esteja direcionando seu foco cada vez mais para os conectores mencionados inicialmente, devido ao aumento do número de veículos que os utilizam.
Para conhecer esses plugues com mais detalhes, leia nosso conteúdo sobre Plugues e Conectores de Veículos Elétricos.
De onde vem a energia de um eletroposto
A energia usada nos eletropostos pode ser de uma fonte limpa e renovável, a depender da estrutura do local, e geralmente são alimentados de maneira semelhante à sua casa, ou seja, os equipamentos estão conectadas à rede elétrica, e a partir da rede elétrica disponibilizam a energia necessária para alimentar a bateria do veículo elétrico.
As estações de carregamento também podem ser alimentadas em complementaridade com outras fontes de energia, como a solar, eólica, biomassa ou outras fontes, e essa união desempenha um papel crucial na promoção de uma mobilidade verdadeiramente sustentável.
Fontes de energia limpa não apenas reduzem as emissões de gases de efeito estufa, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente e a diminuição da dependência de combustíveis fósseis.
Esse modelo de alimentação é completamente possível e é bastante benéfico tanto para o meio ambiente quanto para os usuários.
Qual a diferença entre estação de recarga e eletroposto
De modo geral, eletroposto e estação de recarga possuem o mesmo princípio: recarregar um veículo elétrico, porém algumas pessoas diferenciam essas duas nomenclaturas a partir de algumas características:
O termo “eletroposto” é frequentemente associado a locais de recarga situados ao longo de rodovias ou estradas, comumente equipados com carregadores robustos de alta potência, conhecidos como DC Fast Chargers. Esses dispositivos são capazes de recarregar uma bateria de carro elétrico em questão de minutos, tornando-os ideais para motoristas em trânsito que necessitam de uma recarga rápida.
Os eletropostos costumam ser estrategicamente posicionados em áreas de alto tráfego e acessíveis ao público em geral. Sua finalidade principal é fornecer carregamento rápido para veículos elétricos que estão em trânsito, permitindo viagens mais longas com paradas mínimas.
Por outro lado, o termo “estação de recarga” é mais abrangente. Refere-se a locais onde os motoristas de veículos elétricos podem encontrar um ou mais pontos de carregamento. Isso pode incluir postos de abastecimentos, mas também engloba pontos de recarga em áreas urbanas, shoppings, estacionamentos, empresas e até mesmo hotéis.
De modo geral, os termos “eletroposto”, “estação de recarga” e “ponto de recarga” se referem ao mesmo conceito: um local destinado à recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in.
Quanto tempo leva uma recarga

O tempo necessário para recarregar um carro elétrico em um eletroposto varia conforme alguns fatores, incluindo a potência do equipamento, capacidade da bateria do veículo e a potência do carregador onboard do veículo (OBC).
A resposta não é exata, pois outras coisas podem influenciar no tempo, mas podemos fornecer algumas estimativas gerais para dar uma ideia do tempo de carregamento.
Para calcular o tempo de carregamento de um carro elétrico, é possível usar a seguinte fórmula:
Tempo de Carregamento (horas) = Capacidade da Bateria (kWh) / Potência de Carregamento (kW)
É importante ressaltar que entre o carregador e o veículo, o que tiver a menor potência será sempre o limitante, ou seja, caso um veículo com OBC de 11 kW carregue em um equipamento de 22 kW, a potência de carregamento será limitada em 11 kW.
Aqui estão alguns exemplos para ilustrar como essa fórmula funciona:
Modelo | Capacidade da bateria (kWh) | Potência máxima de recarga em Corrente Alternada (kW) | Potência máxima de recarga em Corrente Contínua (kW) | Tempo total aproximado da recarga em 22kW | Tempo total aproximado de recarga de 20% a 80% em 50kW |
BYD Dolphin | 44,9 | 6,6 | 60 | 7h | 30 min |
Chevrolet Bolt | 66 | 7 | 50 | 9h | 50 min |
Nissan Leaf | 40 | 7 | 46 | 5h | 30 min |
Peugeot e-208 | 50 | 7 | 99 | 7h | 30 min |
Renault Kwid E-Tech | 26,8 | 7 | 30 | 3h | 30 min |
Volvo C40 | 78 | 11 | 130 | 7h | 60 min |
Lembrando que esses são valores aproximados e o tempo real de carregamento pode variar dependendo de vários fatores.
Quanto custa carregar em um eletroposto
Determinar o custo de carregar um veículo elétrico em um eletroposto é uma preocupação comum entre os proprietários de VE, especialmente em um momento em que os preços dos combustíveis fósseis estão em constante flutuação.
Então, vamos calcular o custo aproximado de carregar um carro elétrico em um eletroposto considerando uma distância de 100 km.
Primeiro, é necessário saber o custo da eletricidade na estação, que é medido em reais por quilowatt-hora (R$/kWh). Esse valor pode variar de acordo com a localização e o tipo de carregador utilizado.
Para este exemplo, vamos usar um valor médio de R$ 1,90 por kWh.
Carro a Combustão | Carro Elétrico | |
Distância percorrida | 100 km | 100 km |
Consumo médio | 10 km por litro | 18 kWh / 100 km |
Preço gasolina/energia (setembro de 2023) | R$5,52 por litro | R$1,90 por kWh |
Gasto total | R$55,2 | R$34,2 |
Custo por km rodado | R$0,55 por km | R$0,34 por km |
Neste cenário, o carro elétrico gastaria aproximadamente 40% menos no abastecimento para rodar os mesmos 100 km.
Considerando outro cenário em que ambos veículos percorreriam uma distância anual de 20.000 km (ou cerca de 55 km por dia), o motorista de carro elétrico economizaria cerca de R$ 4.200 no ano.
Importante ressaltar que esse é apenas um exemplo que evidencia o quanto recarregar um carro elétrico pode ser mais econômico do que abastecer um veículo movido a combustível fóssil, essas informações também te ajudam a ter uma base de qual poderá ser o preço cobrado em eletropostos privados.
Como encontrar eletropostos perto de mim
Com o avanço da mobilidade elétrica no Brasil, diversas soluções e aplicativos estão disponíveis para ajudar os motoristas a localizar e utilizar eletropostos com facilidade. Uma dessas soluções é o app Tupinambá, desenvolvido para tornar a experiência de recarga de veículos elétricos mais eficiente e acessível em todo o país.
O aplicativo Tupinambá foi criado com o objetivo de aprimorar a jornada de recarga de veículos elétricos no Brasil. Ele oferece uma série de recursos e funcionalidades que facilitam a vida dos motoristas de carros elétricos. No aplicativo, você pode:
- Encontrar eletropostos próximos a você, a partir de uma extensa rede de mais de 2.000 pontos de recarga em todo o Brasil
- Verificar a disponibilidade das estações em tempo real
- Reservar com até 15 minutos de antecedência
- Planejar sua rota até o carregador com facilidade.
- Escolher entre cartão de crédito, Ticket e Sem Parar como forma de pagamento,
- Acompanhar a quantidade de energia consumida e CO2 não emitidos na atmosfera.
Estação de Carregamento para Ambientes Comerciais e Corporativos
Como montar um eletroposto

Investir em um eletroposto pode ser uma oportunidade lucrativa e sustentável nos dias de hoje, especialmente com o aumento da demanda por veículos elétricos. No entanto, montar um eletroposto envolve diversos fatores e requer um planejamento adequado.
Resumidamente, é importante se atentar aos seguintes tópicos:
- Legislação e normas técnicas
- Localização
- Tipos de carregadores
- Serviços adicionais
- Sistema de gestão integrado
Você pode ver todos esses tópicos em detalhes no nosso texto já produzido sobre Como Montar um Eletroposto.
Conclusão

Os eletropostos são um componente essencial para a nossa jornada em direção a um futuro mais ecológico e inteligente.
Neste artigo, definimos o que é um eletroposto, compreendendo-o como um ponto de carregamento que viabiliza a recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in fora do ambiente residencial.
Aprofundamos nossa análise para entender como essas estações funcionam, explorando os principais conectores (plugues) encontrados nos eletropostos, incluindo padrões como CHAdeMO, Tipo 2 e CCS2.
Entendemos também a origem da energia que abastece esses eletropostos, destacando a importância das fontes de energia limpas e renováveis, como a energia solar, para promover uma recarga mais sustentável e com baixa emissão de carbono.
Ao abordar a questão do tempo de recarga, descobrimos que a velocidade de carregamento depende de vários fatores, incluindo a capacidade da bateria do veículo, a potência do carregador e a potência máxima do carregador onboard do veículo. Esse conhecimento nos permitiu estimar o tempo necessário para recarregar veículos elétricos com diferentes especificações.
Quanto aos custos de recarga, comparamos os gastos entre carros a combustão e carros elétricos, destacando que a recarga elétrica é mais econômica do que o abastecimento de combustíveis fósseis.
Apresentamos uma solução prática para encontrar eletropostos próximos, destacando a importância de aplicativos, como o da Tupinambá, que simplificam o processo de localização, reserva e pagamento de carregadores em todo o Brasil.
Por fim, ao explorar como montar um eletroposto, desvendamos as complexidades envolvidas, desde os custos até a escolha dos carregadores adequados. Ressaltamos a necessidade de um sistema de gestão integrado, como o oferecido pela Tupinambá, para tornar a operação eficiente e lucrativa.