Dirigi o primeiro carro da GWM fabricado para o Brasil, o chassi nr. 000001, e ele é incrível!

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Clemente Gauer

Clemente Gauer

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O carro

Motor Térmico GWM Hibrido H6 GT
Motor térmico
Tampa do Oleo GWM SUV Híbrido H6 GT
Tampa de óleo escondida, um convite para visitar o concessionário só para completar o óleo?
Motor/gerador cx de marchas acoplado ao motor.
Bom ler “Bosch”, a “Michelin” da injeção, no caso um sensor na admissão do motor a combustão…

A bateria de íons de lítio de 34 kWh é arrefecida ativamente e ainda pode ser recarregada em estações não só AC, mas também DC, como as da Tupinambá Energia / Shell, com impressionante potência de 48kW, entregando uma carga de 10 a 80% em 29 minutos. Um feito para um “pack” de 34kWh. A autonomia elétrica divulgada é de 170 km, excelente! Antes que me esqueça, sim, o padrão de carga é o CCS Tipo 2, o mais comum no Brasil! Prevejo que muitos jamais chegarão a utilizar o motor a combustão e graças ao sistema de recarga DC, até mesmo em viagens o motor a combustão poderá ser aposentado. Tomara então que o H6 disponha de rotina de uso forçado do motor a combustão, como faz os Volvo e BMW i3, do contrário não serão raros os casos de danos ao sistema de alimentação por combustível oxidado.

A experiência

A minha começou no banco traseiro, uma prova de aceleração 0–100 km/h. Até que dessem a largada, comecei a buscar falhas no acabamento, na qualidade dos materiais ou no design do interior. Elas haveriam de existir, certo?! Ora, cadê as tão polêmicas escorregadas na escolha dos materiais, no design e na qualidade do acabamento?

Interior GWM Haval 6 GT
Tudo 100%. Bom gosto, sem exageros. Sóbrio e moderno.

Depois de quase 10 anos à frente da evangelização de devices de uma notável big-tech, os detalhes dizem muito, ou se preferir, dizem absolutamente tudo sobre um produto.

Acendi a luz junto a alça, a qual em breve me agarraria. Para meu espanto a luz acendeu em fade-in, assim como a big-tech nos ensinou: mimetizando um “respiro”. Isso é um detalhe totalmente inútil eu diria. Poderia acender de supetão, mas aqui mostra haver um cuidado adicional, uma preocupação com o usuário, um carinho. Se a GWM se preocupa com o acender em fade-in de um LED, haverão de se preocupar também com outros detalhes mais. Este é o racional. Well done!

Banco Passageiro GWM H6 GT
Acabamento primoroso. ISOFIX de fácil acesso. Tecidos de primeira.
Detalhe em Suede - Banco Passageiro GWM Haval 6 GT
Detalhes em suede

Os assentos com detalhes em suede ou material de similar qualidade. Tudo muito discreto e de bom gosto. Ancoragem ISOFIX bem visível e localizada, os pais e mães agradecem, cintos de segurança perfeitamente posicionados, painel das portas sólidos e de bom gosto. Carpete bem pré-moldado, alguns elementos de design com formas orgânicas também presentes, este geralmente evitados em projetos de baixo custo pois demanda um belo tempo a mais em frente ao CAD.

Ventilação traseira com entrada USB - GWM Haval 6 GT
Ventilação traseira, legal! Mas sinto informar, ambas portas USB ainda são do tipo A. Espero que as unidades de consumidor venham com C.
Detalhes da porta e vidros elétricos - GWM SUV Hibrido H6 GT
Tudo perfeito e de qualidade nos painéis das portas.

0–100

Volta na pista e infotainment

Tela Multimídia Completa - GWM Haval 6 PHEV
A tela multimídia é completa
Modo de Recarga - GWM PHEV SUV H6 GT
Permite ajustes da recarga da bateria
Modo de Condução - GWM Haval 6 PHEV
Modos de condução
Controle de estabilidade e alagamento - GWM SUV híbrido H6 GT
E até “Modo de alagamento”
Modo Alagamento - GWM PHEV H6 GT
Que não faz sentido, pois nesta situação para evitar calço hidráulico, o motor deveria ficar desligado.
Modo One Pedal - GWM Hibrido Plugin H6 GT
Viva o one-pedal. Grupo VW, BYD #fica a dica
Pneus Michelin Pilot Sport 4, caem bem. Já as pinças em vermelho…

Chegamos ao fim. Duas boas voltas e pouco sinal de fadiga dos freios. O sistema de regeneração e one-pedal fizeram bem seu trabalho. O carro não deu qualquer susto e segurou bem seus 2mil kg. Para o Brasil, imediatamente notei terem escolhido pneus Michelin Pilot Sport 4. Muita aderência ao custo de alguma eficiência e durabilidade. Sem novidades, é comum escolher um pneu de prestígio em produto novo, caso similar observamos nos Caoa Cherry.

Fui honrado com o chassi nr 000001

Sim, dirigi o 000001 #honrado

Chato como sou, sim, notei alguns detalhes. Alguma falta de proteção dos elementos de arrefecimento do pack de bateria, como uma mangueira meio torcida e um sensor de pressão do circuito de gás refrigerante meio vulneráveis. Também havia na parte inferior do motor a combustão, um duto de arrefecimento esperando por uma intempérie da vida. Mas é importante observar que ainda se trata de uma unidade de pré-produção. Estes míseros detalhes podem e eventualmente serão resolvidos nas unidades para os consumidores.

Banco de Bateria - GWM Haval 6 - Híbrido Plugin
Aqui cabe uma melhor proteção. Vide o caso da bateria do Fiat 500e. Melhor proteger que remediar.
Aqui também, esta proteção em plástico pouco fará para proteger este tubo de um eventual impacto. Tudo de fácil solução.

O jantar está servido

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