Verdades e Mitos Sobre Carros Elétricos

Escrito por:
Tupinambá

Tupinambá

Compartilhe:

Inicio Carro Elétrico Verdades e Mitos Sobre Carros Elétricos
Foto de carros elétricos sendo carregados.

Com o crescente interesse em alternativas de transporte sustentáveis e a preocupação com o impacto ambiental dos combustíveis fósseis, os carros elétricos são cada vez mais populares.

Junto com essa popularidade, surgem dúvidas sobre as vantagens e desvantagens do carro elétrico.

Desse modo, é fundamental desmistificar crenças bem como compreender as vantagens comprovadas dessa tecnologia. Para isso, vamos entender melhor os mitos mais comuns e fornecer dados que esclarecem os benefícios e desafios da mobilidade elétrica.

Para compreender melhor essa tecnologia de mobilidade, é importante desmistificar

Tupinambá - Solução em Eletromobilidade. Fale conosco.

Como os carros elétricos funcionam?

Os carros elétricos funcionam com um motor elétrico alimentado por bateria recarregável, geralmente feita de íons de lítio, e carregada através da rede elétrica por meio de um plugue/conector.

O motor elétrico, por sua vez, utiliza a energia elétrica armazenada na bateria para mover as rodas.

Ao contrário dos carros a gasolina, que têm um motor de combustão interna, que queima combustível para produzir energia, os carros elétricos não têm motor de combustão interna

Além disso, os carros elétricos têm regeneração de energia: ou seja, a energia cinética do carro em movimento é convertida em eletricidade e armazenada de volta na bateria. 

Isso pode ocorrer quando o motor elétrico é usado para desacelerar o carro, no lugar dos freios, o que aumenta a eficiência do carro e economiza energia.

Verdades sobre o carro elétrico

Veja a seguir as principais verdades sobre carros elétricos:

Carros elétricos podem ser carregados na tomada

Sim, é possível carregar um carro elétrico em uma tomada doméstica. Carregar na própria residência proporciona mais conforto e praticidade para o motorista do veículo, entretanto, pode ser um processo lento, dependendo da capacidade do carregador e da bateria do veículo. 

Por outro lado, com um carregador de parede dedicado, é possível obter uma carga completa mais rapidamente. 

 A boa notícia é que as estações de carregamento público estão se tornando comuns em áreas urbanas e rodovias, oferecendo aos proprietários de carros elétricos maior rapidez na recarga.

Tem resposta de aceleração mais rápida

Devido ao fato de que os motores elétricos têm torque instantâneo, os carros elétricos podem acelerar muito rapidamente, superando, muitas vezes, a maioria dos carros a combustão interna, em termos de velocidade, além disso, pela ausência de mudanças de marcha, a aceleração é suave e constante, o que proporciona, ao motorista, uma sensação agradável. 

É importante destacar, contudo, que a velocidade máxima de um carro elétrico pode ser limitada, em alguns casos, em razão da vida útil da bateria ou por questões de segurança.

Manutenção mais barata

A manutenção de carros elétricos pode ser mais barata do que a manutenção de carros a combustão pela simplicidade mecânica. 

Carros elétricos não possuem o mesmo número de peças móveis que os carros a combustão, o que significa menor quantidade de peças que podem falhar e, portanto, menor necessidade de manutenção.

Outro fato que garante manutenção mais barata, é a ausência de trocas frequentes de óleo, filtros de ar e combustível, velas e outros componentes mecânicos que, nos carros a combustão, precisam ser substituídos regularmente.

São mais eficientes

A eficiência dos carros elétricos é uma das suas principais vantagens em relação aos carros a combustão interna. 

Motores elétricos convertem a energia elétrica da bateria em movimento com pouquíssima perda de energia – cerca de 92% de eficiência na conversão – enquanto os motores a combustão interna transformam apenas uma pequena parte da energia contida no combustível em movimento (por volta de 30%), sendo perdida grande quantidade na forma de calor. 

Isso significa que os carros elétricos podem percorrer uma distância maior com a mesma quantidade de energia que um carro a combustão interna, gerando economias significativas de combustível e eletricidade.

Poluem menos que carros a combustão

É verdade que os carros elétricos poluem menos que os carros a combustão interna. 

Enquanto os carros a combustão queimam gasolina ou diesel para produzir energia mecânica, os elétricos usam baterias que armazenam energia elétrica usada para alimentar motores elétricos.

Como resultado, os carros elétricos não emitem dióxido de carbono (CO2) e outros gases de escape, que são produzidos pelos carros a combustão, como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos. 

A emissão total de poluentes ainda seria menor que a de um carro a combustão mesmo se a eletricidade usada para carregar a bateria dos carros elétricos viesse de fontes de energia suja, como usinas a carvão.

É importante notar, entretanto, que a produção de baterias para carros elétricos ainda produz um significativo impacto ambiental, especialmente na extração de metais como lítio, cobalto e níquel, usados nas baterias.

No entanto, a reciclagem destes componentes proporcionará melhor reaproveitamento do material, reduzindo assim o impacto da extração.

Outro ponto interessante é que mesmo depois do final de sua vida útil, a bateria pode ser utilizada para armazenamento de energia em sistemas de backup ou energia solar.

Apesar dessas preocupações, como poluem menos e são mais eficientes energeticamente, os carros elétricos podem reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas.

Mitos do carro elétrico

Foto painel de um carro elétrico carregando.

Agora veja os principais mitos sobre o carro elétrico:

Tem menos autonomia 

Um dos mitos mais comuns sobre os carros elétricos é que eles possuem uma autonomia baixa e não conseguem percorrer longas distâncias.

Enquanto os primeiros modelos de carros elétricos tinham, de fato, uma autonomia limitada, os modernos possuem autonomia suficiente para atender a maioria dos motoristas.

A maior parte dos carros elétricos têm autonomia de mais de 300 km com uma única carga, modelos mais avançados chegam a uma autonomia de mais de 500 km.

Além disso, a infraestrutura de carregamento para carros elétricos está se expandindo rapidamente, sendo cada vez mais fácil encontrar um ponto de carregamento 

Muitas empresas oferecem estações de carregamento rápido, que podem fornecer uma boa carga em menos de uma hora, e o número de estações de carregamento está aumentando em todo o mundo.

Deixam a conta de luz mais cara

Isso não é necessariamente verdade, um carro elétrico pode aumentar o uso de eletricidade em uma casa, mas a proporção do aumento depende de vários fatores.

Primeiro, deve-se lembrar que os custos de eletricidade variam conforme a localização, o fornecedor de energia e o plano tarifário. 

Via de regra, os proprietários de carros elétricos podem aproveitar tarifas especiais para carregamento noturno ou em horários de baixa demanda, o que ajuda a reduzir os custos de energia.

Além disso, muitos optam por instalar um sistema de carregamento em casa, que pode ser configurado para limitar a quantidade de energia usada para carregar o carro,permitindo que o proprietário gerencie seu consumo de eletricidade e evite surpresas na conta de luz.

Também não se deve esquecer (nunca!) que os custos de carregamento de um carro elétrico são substancialmente mais baixos que as despesas com combustível de um carro a combustão. 

Enquanto o preço da gasolina e do diesel oscila consideravelmente ao longo do tempo, o custo da eletricidade é mais previsível .

Baterias são muito caras

O custo das baterias para carros elétricos diminuiu expressivamente nos últimos anos, e espera-se que continue a cair à medida que a tecnologia avance e aumente a produção em larga escala.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos estima que o custo de uma bateria de íon-lítio para veículos elétricos tenha caído 89% entre 2008 e 2022.

Para efeitos de comparação, em 2008, o valor estava na casa dos US$ 1.237/kWh. De acordo com a Bloomberg NEF, espera-se ainda que o preço caia para US$ 92/kWh até 2024.

Em média, o custo de operação de um carro elétrico é expressivamente menor que o de um carro a combustão, uma vez que a eletricidade é geralmente mais barata do que a gasolina ou o diesel, e os carros elétricos possuem um número menor de peças móveis que requerem manutenção.

Além disso, muitos fabricantes de carros elétricos oferecem garantias prolongadas para suas baterias, tranquilizando os proprietários em relação aos custos das baterias em caso de falha. 

Não tem lugar para carregar

A rede de estações de carregamento está em rápida expansão em todo o mundo, tornando mais fácil e conveniente carregar um carro elétrico em movimento.

Carregar o veículo em casa é também opção de muitos proprietários de carros elétricos, que resolvem instalar um carregador em sua residência, o que significa menos preocupação em encontrar uma estação pública de carregamento, já que conseguem carregar o veículo antes de sair de casa.

Com um carregador em casa, um proprietário de carro elétrico pode simplesmente conectar o carro à tomada quando chegar em casa, no fim do dia, e ter a bateria completamente carregada pela manhã.

Empresas também instalam estações de carregamento em locais de trabalho, como prédios comerciais ou escritórios, e em locais públicos, como shoppings e postos de gasolina. 

Desse modo, os proprietários de carros elétricos podem carregar seus carros enquanto estão no trabalho ou fazendo compras, tornando a carga mais conveniente e acessível.

Embora haja um mito de que não há lugares suficientes para carregar um carro elétrico, a rede de estações de carregamento cresce todo dia.

Tupinamba App - Estação de recarga para carro elétrico

Conclusão

Após analisar as verdades e mitos sobre carros elétricos, fica claro que essa tecnologia está se tornando uma opção cada vez mais viável e atraente para consumidores conscientes e preocupados com o meio ambiente

Embora ainda restem alguns desafios, como a disponibilidade limitada de estações de carregamento e a falta de informação sobre os custos reais de propriedade, os benefícios dos carros elétricos superam em muito as desvantagens.

Ao investir em tecnologias avançadas e soluções inteligentes, ajudamos a tornar a mobilidade elétrica mais viável e conveniente para todos, além de reduzir o impacto ambiental. 

Nossos produtos e serviços garantem que os proprietários de carros elétricos possam ter uma ótima experiência de carregamento.

Com o crescente interesse em alternativas de transporte mais sustentáveis, a Tupinambá está empenhada em liderar o caminho de soluções de mobilidade elétrica inovadoras e acessíveis.

Compartilhe

Newsletter

Receba conteúdos especiais antes de todo mundo.

Deixe seu email ao lado e inscreva-se!