Renault Kwid E-Tech: veja mais detalhes sobre o modelo que vem conquistando os brasileiros

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foto de um O Renault Kwid E-Tech

Assim como modelos mais sofisticados, a linha de carros elétricos de entrada vem se expandindo a cada ano no Brasil, atendendo à crescente demanda pela eletromobilidade em todo o país.

Entre os modelos que vêm se destacando nas vendas, está o Renault Kwid E-Tech, carro que ocupa a segunda posição dos elétricos mais baratos do Brasil em 2024, após nova redução de preço por parte da montadora francesa.

Neste artigo, vamos detalhar todas as funcionalidades, características, diferenciais e valores do Renault Kwid E-Tech, para você ficar por dentro do modelo que une preço acessível, tecnologia e sustentabilidade. Saiba mais:

Os carros elétricos mais vendidos do Brasil

O ano de 2023 foi um período bastante positivo para a indústria da eletromobilidade no Brasil. Durante todo o ano passado, de acordo com levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos 19.310 veículos elétricos no país.

O número representa uma alta de 56,2% em relação ao ano de 2022, o que traz bastante otimismo em relação ao crescimento do setor e também para o cenário da mobilidade sustentável no Brasil.

Entre os carros elétricos mais vendidos em 2023, o líder de vendas foi o BYD Dolphin, que alcançou o número de 6.812 emplacamentos, mesmo sendo lançado somente em junho do ano passado.

O segundo colocado do levantamento divulgado pela ABVE em 2023 foi o Volvo XC40, modelo SUV que vem agradando os consumidores mais exigentes. Em terceiro na lista, está o BYD Yuan Plus, com 1.756 vendas durante o período.

Já o Renault Kwid E-Tech, carro que iremos detalhar neste artigo, ocupa a 13ª colocação dos veículos elétricos mais vendidos em 2023, com 312 emplacamentos.

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Sobre o Renault Kwid E-Tech

O Renault Kwid E-Tech, modelo elétrico de entrada da montadora francesa, é baseado no modelo Dacia Spring, versão comercializada na Europa, e também no Renault K-ZE City, que é destinado ao mercado chinês.

Os três são produzidos na China, mas o Renault Kwid E-Tech passou por diversas mudanças para se adaptar ao mercado local do Brasil, recebendo inclusive um motor mais potente.

Chamado de SUV compacto pela própria Renault, o Kwid E-Tech é destinado para uso urbano, reunindo os mesmos equipamentos da versão tradicional movida a combustão, além de um design atraente e uma variedade de funcionalidades.

Características

Versão totalmente baseada no Kwid convencional com motor flex a combustão, a versão E-Tech é mais pesada, com 977 kg contra 786 da versão Outsider Flex. 

O carro começou a ser vendido no primeiro semestre de 2022 no Brasil, e chegou para ser uma opção de entrada nos modelos mais compactos movidos à eletricidade.

Com o design idêntico ao K-ZE City, o E-Tech possui uma grade fechada com o logotipo da Renault e elementos cromados que se unem às luzes diurnas de LED, com os faróis de dupla parábola na parte de baixo.

Já as laterais do modelo contam com apliques plásticos e uma traseira equipada com grafismos diferentes das utilizadas no Kwid a combustão. O parachoque traseiro também muda um pouco, trazendo um desenho distinto do refletor.

Apesar do design semelhante, o trem de força do E-Tech é superior ao City Z-KE, entregando 65 cv de potência e indo de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos, atingindo 130 km/h de velocidade máxima.

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Bateria

Com proposta urbana, o Renault Kwid E-Tech é equipado com uma bateria de 26,8 kWh, que fornece autonomia de 298 km na cidade e 248 km no ciclo combinado, de acordo com os padrões do Inmetro.

Quando plugado em uma tomada convencional de 220V, o Renault Kwid E-Tech leva cerca de nove horas para recuperar 190 km de autonomia, mesma quilometragem que é alcançada em apenas 40 minutos caso o veículo esteja conectado a uma fonte de recarga rápida DC.

No caso de um wallbox de 8 kW, 80% da bateria do veículo pode ser carregada em aproximadamente três horas.

Além disso, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Kwid E-Tech possui o excelente índice de 0,44 MJ/km em seu consumo energético.

Frenagem Regenerativa

O Renault Kwid E-Tech conta com o sistema de frenagem regenerativa, que aproveita a energia gerada pelas rodas nas frenagens e desacelerações e a envia para a bateria, aumentando a eficiência do veículo.

Modo ECO

Por sua vez, o modo ECO, selecionado por meio de um botão no painel, ajusta o desempenho do motor do Renault Kwid E-Tech e limita a velocidade máxima do carro para 100 km/h, a fim de proporcionar o melhor aproveitamento de energia da bateria e estender a autonomia.

Modo de Condução

Neste modo, o painel do Renault Kwid E-Tech sinaliza o consumo de energia e a autonomia de acordo com o modo de condução. Dessa maneira, o motorista poderá ajustar seu modo de dirigir, para garantir maior autonomia do veículo.

Itens de série

O Renault Kwid E-Tech conta com uma série de recursos e equipamentos de série, com itens que o tornam bastante semelhante ao modelo movido a combustão. Confira abaixo:

  • Ar-condicionado
  • Sensor de estacionamento
  • Direção elétrica
  • Vidros elétricos
  • Central multimídia com tela de 7 polegadas (sistema Media Evolution)
  • Seis airbags, frontais e laterais
  • Freios ABS com EBD
  • Sistema ISOFIX
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
  • Assistente de partida em rampa (HSA)
  • Sensor de pressão dos pneus (TPMS)

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Especificações técnicas do Renault Kwid E-Tech

  • Arquitetura: carroceria monobloco, monovolume, 4 lugares, 4 portas
  • Motor: elétrico, síncrono de ímãs permanentes com redutor integrado
  • Alimentação: baterias de íon-lítio
  • Bateria: 26,8 kWh
  • Potência máxima (ABNT): 65 cv
  • Torque máximo (ABNT): 11,5 kgfm
  • Rodas e pneus: 175/70 R14
  • Freios: discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
  • Direção: elétrica com assistência variável
  • Câmbio: transmissão automática
  • Autonomia (PBEV): 185 km
  • Porta de carregamento: AC: CCS Type 2
  • DC: CCS Combo 2
  • Carregador portátil: 127V/220V (2,2 kW max – 220V_10A) – tomada com pino de 20 A necessária
  • Tempo de recarga: recarga rápida DC 30 kW (15-80%) – 40 min / wallbox AC 7,4 kW (15-80%) – 2h54 / carregador portátil 220V 10A (15-80%) – 8h57
  • Porta-malas: 290 litros
  • Peso em ordem de marcha: 977 kg
  • Peso da bateria: 188 kg
  • Velocidade máxima: 130 km/h
  • Aceleração 0-50 km/h: 4,1 segundos
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,6 segundos

Valores do Renault Kwid E-Tech

Atualmente, o Renault Kwid E-Tech se encontra na segunda colocação no ranking dos veículos elétricos mais baratos do Brasil, com versões que partem de R$ 123.490.

Esse preço foi anunciado em novembro de 2023, quando o carro estava custando R$ 139.990. No lançamento do Renault Kwid E-Tech, o valor era de R$ 142.990.

Todos os itens e funcionalidades listados acima estão inclusos na versão única do Renault Kwid E-Tech, que possui acréscimo de valores somente na escolha das pinturas Prata Diamond (R$ 1.500) e Verde Noronha (R$ 3.000), sendo a cor Branco Polar sem custo adicional.

Avaliações do Renault Kwid E-Tech

Segundo o ranking “Qual Comprar 2023” do site Autoesporte, o Renault Kwid E-Tech é a melhor opção de carro elétrico do Brasil. 

Na visão dos especialistas, “o modelo é mais espaçoso do que os rivais diretos. Também tem custos de revisão, seguro e peças mais baixos do que os de qualquer outro elétrico à venda por aqui”.

Para o portal InsideEVs Brasil, o Kwid E-Tech “é honesto dentro de sua proposta. É um carro elétrico que traz os itens essenciais em um carro atual, sem luxos ou tecnologia de vanguarda, mas que cumpre sua missão pelo desempenho na cidade, baixo consumo de energia e praticidade no uso diário”.

Já a Revista Carro aponta que o modelo elétrico de entrada da Renault “une a praticidade de um compacto para centros urbanos, com força de um motor elétrico, resultando em um veículo ágil e totalmente adaptado para o uso na cidade”.

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Conclusão

Por ser o segundo veículo elétrico mais barato do Brasil, o Renault Kwid E-Tech se tornou uma opção acessível para quem busca ingressar na eletromobilidade e começar a utilizar carros movidos a energia elétrica.

É importante destacar que os carros elétricos de entrada são fundamentais para que a mobilidade elétrica siga crescendo, ao oferecerem modelos economicamente mais viáveis para a população deixar de utilizar os carros a combustão e adquirirem modelos sustentáveis.

Se você gostou desse review sobre o Renault Kwid E-Tech, acesse o blog da Tupinambá e fique ligado sobre o universo da eletromobilidade, além de conferir tudo a respeito das nossas soluções voltadas para residências, empresas e frotas.

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