Tomada para carro elétrico: conectores disponíveis no Brasil

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Você sabia que existem diferentes modelos de tomada para carro elétrico? Sim meus caros leitores, os veículos elétricos não contam com um modelo universal.

Por isso, na hora de escolher o seu veículo elétrico é necessário verificar os modelos disponíveis e quais são os carregadores de  fácil acesso para o país ou região que você vive.

Independente se a recarga do seu veículo for feita em casa ou em locais públicos, é preciso que a tomada de saída da estação de recarga seja compatível com a tomada de entrada do veículo. 

Assim como os cabos que carregam os eletrônicos, os cabos que carregam os veículos elétricos precisam contar com dois conectores, um para conectar ao veículo e outro à estação de recarga.

A tomada para carro elétrico pode variar de acordo com o veículo e com a velocidade de recarga.

Quer entender melhor sobre quais são os carregadores disponíveis no Brasil?

Então, continue a leitura com a gente e fique por dentro do tema!

Qual a potência de uma tomada para carro elétrico?

Uma das principais dúvidas dos compradores de primeira viagem de carros elétricos é com relação à potência de uma tomada para carro elétrico.

Mesmo sendo uma aquisição que pareça consumir volumes enormes de energia, os modelos atuais de carro elétrico suportam um carregamento simples, em uma tensão de 110/220 V.

A corrente suportada pode ser a comum residencial, de 16 A, podendo ser ligados diretamente na tomada de 3 pinos. 

Tipos de plugues e tomada para carro elétrico

No Brasil, até então ainda não existe a definição de um padrão de tomada para carro elétrico.

Nesse cenário, podemos encontrar modelos de todos os tipos. 

As tomadas para carro elétrico mais comuns são: Tipo 1 (SAE J1772), Tipo 2 (IEC62196), GB/T, CHAdeMO, CCS e Tesla. 

Vejamos em detalhes sobre cada um deles nos tópicos abaixo:

Tipo 1 (SAE J1772)

O primeiro modelo da nossa lista é o carregador Tipo 1, uma espécie de conector que é projetado para a carga da bateria de carros elétricos em uma corrente alternada.

O SAE J1772 , também conhecido como plugue J, é um padrão norte-americano para conectores elétricos para veículos elétricos mantido pela SAE International.

O padrão J1772 possui 5 pinos e suporta uma ampla gama de taxas de carregamento de corrente alternada (CA) monofásica.

O modelo Tipo 1  pode fornecer de 1,44 kW até 19,2 kW, ou até 80 amperes de corrente elétrica.

Esses conectores às vezes são incorretamente chamados de carregadores, mas são equipamentos de alimentação para veículos elétricos.

Essa distinção é necessária tendo em vista que o modelo fornece apenas energia CA ao carregador de bordo do veículo, que o converte em corrente contínua (CC ) necessária para recarregar a bateria.

A Citroën, Chevrolet, Ford, Kia, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot e Toyota são as fabricantes que utilizam esse tipo de conector.

Tipo 2 (IEC 62196)

Para um carregamento suportado em rede trifásica de corrente alternada, o tipo 2 é o modelo adequado para essas redes.

O design original do tipo 2 foi feito pelo fabricante Mennekes, por isso que esse modelo é conhecido como o conector Mennekes. 

O layout de distribuição dos pinos do tipo 2 são bastante similares com o tipo 1, porém existem mais dois pinos que são necessários para o carregamento trifásico. 

O conector do tipo 2 conta com uma maior capacidade de energia, logo, oferece um carregamento do veículo mais rápido do que o tipo 1.

Nesse padrão, o seu layout consiste em uma carcaça redonda, achatada em um lado para orientação adequada, com até sete contatos de pino e manga para até quatro condutores CA, um condutor de proteção e dois pinos de sinal.

O tipo 2 pode ser considerado tanto como conector CA de carga lenta (até 3,7 kW) quanto CA de carga rápida (até 43 kW).

Os fabricantes que utilizam esse padrão são: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo.

Tipo 3 (GB/T 20234)

O conector do tipo GB/T 20234 é um modelo desenvolvido em conformidade com as disposições e requisitos do GB/T20234.2-2015, podendo carregar todos os veículos elétricos fabricados na China.

Este modelo tem sua versão para corrente alternada (CA), que é idêntico ao conector Tipo 2, porém invertendo o gênero do plugue temos  a versão para corrente contínua (CC) destinada a  cargas rápidas, suportando uma potência de 250 kW.

O layout do GB/T para carga em corrente contínua contém 5 pinos de alimentação, onde 2 servem para alimentar a bateria principal em corrente contínua, 2 para a bateria auxiliar de baixa tensão e 1 pino de proteção (terra).

Além disso, o conector apresenta 4 contatos de sinal, sendo 2 para controle de proximidade (PP) e 2 para comunicação (CP).

As fabricantes chinesas que adotam esse modelo são BYID, JAC, CHERY, entre outras.

CHAdeMO

O “Charge deMove” ou  CHAdeMO é um sistema japonês de carregamento rápido em corrente contínua.

Esse tipo de conector suporta tanto as capacidades de carregamento altas quanto o carregamento bidirecional. 

Esses conectores oferecem uma potência de até 100 kW, entretanto, as especificações revisadas permitem até 400 kW (1000 V, 400 A).

O conector CHAdeMO possui 3 pinos de alimentação e outros 6 contatos de comunicação. 

Outro grande diferencial desse quarto tipo é que ele possui um carregamento padronizado que possibilita a comunicação do veículo via WLAN com outros veículos (V2V), infraestrutura (V2I), rede elétrica (V2G), dispositivos (V2D), rede de comunicação (V2N) e pedestres (V2P).

Os fabricantes que possuem esse tipo de padrão são a Citroën, Honda, Kia, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Subaru, Tesla (com adaptador), Toyota e BD Automotive.

TESLA

Por fim, os carros da Tesla possuem o seu próprio padrão de tomada para carro elétrico.

Esses carregadores foram projetados para carregar veículos tanto em corrente contínua (CC) quanto corrente alternada (CA) em um mesmo conector. 

Lembrando que existem alguns modelos mais populares da Tesla que permitem o uso de conectores do Tipo 2 com carregamento CC integrado para a recarga em carregamento ultra rápido.

Além disso, a fabricante oferece um adaptador de conector para que os usuários possam utilizar nas estações de carregamento CHAdeMO e CCS.

O conector da marca norte-americana possui  2 conectores para sinal e 3 pinos para alimentação, suportando cargas de até 150 kW.

Pode carregar o carro elétrico em casa? Qual é tipo de tomada para carro elétrico?

Sim! Você pode carregar o seu carro elétrico em casa.

Geralmente, os modelos são adaptados para as tomadas 110V, 220V ou Wallbox.

No Brasil, as tomadas residenciais contam com o padrão NBR 5410 com três pontos seguindo a padronização para as tomadas de uso geral: em 110V para 10 amperes ou de 20 amperes para 220V.

Como é feito o carregamento do carro elétrico?

Carregar o carro elétrico é bem fácil, é como carregar um telefone celular.

Basta conectar o cabo de carregamento no veículo e começar a carregar. 

A única dificuldade que você encontrará é que existem muitos tipos de carregadores no mercado, podendo eles serem mais adequados ou menos adequados de acordo com o local de instalação.

Com relação ao tempo de carregamento, isso pode variar bastante também, mas discutiremos melhor sobre isso nos tópicos finais deste artigo.

Tipos de carregadores para carros elétricos

Mulher recarregando o carro

Vejamos aqui os principais tipos de carregadores para carros elétricos disponíveis no mercado:

Carregador de emergência

O carregador de emergência se trata do modelo que vem de fábrica junto com o seu carro elétrico.

Esse modelo é desenvolvido para ser prático, por isso, os carregadores de emergência costumam ser bastante leves e pequenos.

Dessa forma, você pode transportá-lo no seu porta-mala.

Por se tratar de um carregador de emergência, a velocidade da recarga é lenta, tendo em vista a sua potência cerca de 2 kW em 220 V ou 1 kW em 110 V. 

Então, para uma bateria de 40 kW, uma carga completa pode variar entre 20h ou 40h.

Por isso, essa não é a forma de carregamento mais indicada para o dia a dia, sendo preferível carregadores ou tomadas mais potentes. 

Esse tempo é muito maior quando comparamos aos outros modelos de carregadores.

Carregador portátil

Os carros elétricos oferecem a possibilidade de transportar de forma prática e segura um carregador para abastecer o veículo sempre que necessário.

Os veículos elétricos podem carregar o seu “combustível” sempre que precisar, pois os carregadores portáteis são leves e de fácil transporte. 

Normalmente, os carros elétricos vêm de fábrica com um carregador de emergência que permite carregar o carro em tomadas comuns de 10 A. 

Mas se você desejar aumentar a velocidade da carga, então é recomendado contar com um carregador com maior potência, no caso, um carregador portátil.

Lembrando que um carregador portátil é menos robusto e tem menor potência que os modelos destinados a outras finalidades.

Carregador residencial ou wallbox

Os carregadores residenciais ou wallbox são rápidos assim como os carregadores portáteis, oferecendo ao usuário de 16 ou 32 A, podendo ser instalados em tensões de 220/380.

Um ponto interessante do wallbox é que eles são mais seguros, tendo em vista que contam com mais proteções e utilizam uma instalação elétrica dedicada.

Dessa forma, as pessoas, equipamentos, imóvel e o próprio carro tem uma maior garantia de segurança.

O seu carregador residencial pode ser instalado tanto na parede como em totens, podendo ser encontrados no mercado na potência de 3,7 kW até 22 kW.

A depender do modelo, um wall box tem a capacidade de carregar completamente um carro em corrente alternada (CA)  em cerca de 2 a 12 horas para uma bateria de 40 kW.

Carregador comercial ou parking

Por fim, os carregadores comerciais ou parking são modelos bastante parecidos com os residenciais,  no quesito configuração.

Por isso, pode não ser estranho encontrar modelos residenciais em espaços comerciais.

Podemos enxergar como maior diferença entre esses dois modelos a quantidade de de recursos disponíveis no carregador.

Em um parking existem diversas entradas para o carregamento do veículo, além da resistência e proteção desses equipamentos para serem instalados tanto na área interna quanto externa.

Os carregadores comerciais foram projetados para suportar um grande fluxo de veículos e impactos de pequenos acidentes.

Projeto de tomada para carro elétrico: como funciona

Para suportar uma tomada para carro elétrico não é necessário que as edificações passem por reformas muito complexas.

Como  vimos no decorrer do texto, esses equipamentos utilizam a tensão e corrente comuns de uso residencial.

Dessa forma, só serão necessárias pequenas mudanças nos circuitos elétricos pré-existentes.

Na verdade, o mais importante é que o sistema elétrico consiga atender à potência do carregador e as cargas previstas anteriormente no projeto elétrico. 

Existem alguns casos em que é necessário consultar com a distribuidora de energia se existe a necessidade de adaptações no fornecimento.

Os fabricantes dos carregadores geralmente recomendam que as tomadas sejam conectadas em um ramal dedicado. 

Porém, isso não é obrigatório, é somente uma boa prática, porque a separação evita que outros eletroeletrônicos ligados ao circuito interfiram na potência do carregador.

Tempo de carregamento de acordo com o conector

Homem recarregando o carro e olhando o celular

Existem diversos fatores que podem interferir no tempo de carregamento do carro elétrico.

Entre eles, podemos citar o tamanho e estado da bateria do veículo, capacidade do carregador e é claro, os conectores utilizados.

Abaixo, vejamos aqui qual seria o tempo médio para carregar 100 km de autonomia, de acordo com a capacidade do carregador e o tipo de corrente utilizada:

POTÊNCIA DO CARREGADOR TEMPO PARA AUTONOMIA DE 100 KM CORRENTE UTILIZADA CONECTOR MAIS COMUM
1,8 kW (8A) 11 horas Corrente alternada – CA Tipo 2
3,7 kW (16A) 5,4 horas Corrente alternada – CA Tipo 2
11 kW (32A) 1,8 horas Corrente alternada – CA Tipo 2
22 kW  (32A) 55 minutos Corrente alternada – CA Tipo 2
50 kW 24 minutos Corrente contínua – CC CCS 2 / CHAdeMO
100 kW  12 minutos Corrente contínua – CC CCS 2 / CHAdeMO
150 kW 8 minutos Corrente contínua – CC CCS 2
350 kW 3 minutos Corrente contínua – CC CCS 2

Conclusão

Como você pôde ver, existem diferentes carregadores para carro elétrico no Brasil, podendo variar de acordo com o fabricante do carro que você deseja adquirir.

Nessa realidade, é de suma importância entender sobre os tipos de conectores, suas potências e capacidades de carregamento antes de adquirir um veículo elétrico. 

Assim, você evitará dores de cabeça com incompatibilidades ou com a demora para carregar o seu veículo, podendo ter experiências de cargas tranquilas.

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